Coronavírus: os cuidados que devemos ter ao voltar do mercado

Cuidados com as compras do mercado

Antes de guardar tudo que comprou nos armários e na geladeira, é preciso higienizar item por item, incluindo as sacolas. Parece exagero, mas o virologista explica que esse cuidado é necessário, tendo em vista a capacidade de sobrevida do vírus em superfícies, que – segundo estudo – pode variar de acordo com o material.

“Em aço inoxidável e no plástico, o vírus vive durante 3 dias. No papelão, apenas 24 horas. Então, existem variações, que também podem depender da temperatura em que esse produto está”, explica Rangel.

Como não dá para saber se, na gôndola do mercado, alguém infectado espirrou ou tossiu sobre os produtos, é necessário, sim, adotar essa medida de precaução.

Para fazer a higiene dessas embalagens, podemos utilizar diferentes produtos. “O ideal é priorizar água e sabão, mas também podemos utilizar o álcool 70% e água sanitária”, explica.

Produtos em recipientes vedados, como os enlatados, por exemplo, podem ser limpos na pia mesmo, com água e sabão.  Para higienizar sacos de arroz e feijão, pode-se utilizar um pano com a mesma mistura ou álcool gel.

E as verduras e legumes, como ficam?

Até o momento, o virologista lembra que não há nenhuma evidência de risco de infecção por coronavírus através do consumo de alimentos.

A recomendação, portanto, no caso de verduras, legumes e hortaliças é seguir normalmente com a lavagem como o de costume. O hipoclorito de sódio, já muito utilizado nesse processo de higienização, é o ideal.

Além desses pontos de cuidado, o especialista também recomenda as seguintes medidas:

  • Sair às ruas com os cabelos presos
  • Evitar sair com relógio e demais acessórios (e, se por ventura utilizá-los, eles devem ser higienizados)
  • Desinfetar o celular (um dos grande contaminantes) e a capinha com álcool 70%
  • Tomar banho ao retornar da rua
  • Higienizar também a maçaneta, chave e outros objetos e superfícies que tocar

Silvio Caldas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *