Uso de máscaras em ônibus de Salvador é obrigatório a partir de hoje

Vai sair de casa? Pode incluir a máscara nos itens que você costuma carregar. A partir desta quinta-feira (23) o uso do equipamento de proteção facial é obrigatório para quem vai andar de ônibus ou dirigir carros particulares.

O uso das máscaras é uma determinação da prefeitura, que exige ainda o uso do material nos ambientes de trabalho. Por enquanto, a medida é educativa, sem multa para quem desrespeitar a regra. Mas, a prefeitura assegura: o acesso ao transporte será fiscalizado e quem não estiver usando máscara não poderá subir nos ônibus.

O decreto estabelece que o usuário do sistema que for flagrado utilizando o transporte público sem o uso da máscara será orientado a deixar o veículo.

Fiscais da Secretaria de Mobilidade (Semob) e funcionários da Guarda Civil Municipal estarão nas principais estações fazendo rodízio de fiscalização. Além disso, os ônibus terão fiscais para “detectar o eventual descumprimento dessa norma”. Se for necessário, pessoas serão orientadas a deixar os veículos.

Outro ponto importante: os rodoviários, que também precisam usar a proteção, têm o poder de impedir que os passageiros entram nos ônibus se estiverem sem máscaras. “O cobrador e motorista terão o direito de dizer que a pessoa não pode fazer a viagem e os fiscais podem retirar o cidadão”, completou Neto.

A medida visa garantir a proteção individual e coletiva contra a covid-19, buscando controlar a curva de crescimento da doença e prevenir um colapso do sistema público de saúde. O uso da máscara é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Silvio Caldas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *