Máquinas para dosagem de HIV deverão ser usadas para testar Covid-19 na Bahia

Os equipamentos que anteriormente eram exclusivos para a dosagem de HIV e hepatite devem ser usados para detectar infecções pelo novo coronavírus na Bahia. Em entrevista ao Portal A TARDE, o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, explicou que essa será uma das maneiras de ampliação da capacidade de testagem, que atualmente é de 300 testes por dia.

“Vamos ampliar os testes diários. Nós estamos aguardando a chegada de novos kits que foram adquiridos no exterior. Estamos esperando novas máquinas que foram compradas, e também o desbloqueio das que antes eram dedicadas exclusivamente para dosagem de HIV e hepatite. Elas serão desbloqueadas e reprogramadas para o novo tipo de vírus”, afirmou.

O aumento de testes poderá ser um aliado do sistema de saúde na Bahia, na preparação para o surgimento de um número maior de casos, que poderá ter um índice elevado neste mês.

“É imprevisível [estimar o aumento], pois depende da taxa de crescimento que acontecerá quando o vírus entrar nos bairros populosos de Salvador. A capital tem 3 milhões de habitantes. Dependendo de como isso estiver contido ou não a taxa poderá ser bem elevada”, completou o secretário.

Silvio Caldas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *