Bahia registra 1º caso de coronavírus; Brasil já tem 9

O nono caso de coronavírus foi confirmado nesta sexta-feira, 6, no país. A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso importado do Covid-19 no Estado.

Trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma.

O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é a referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “trata-se de um caso importado. A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirma o secretário.

A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.

O número de casos suspeitos da doença subiu de 531 para 636 de quarta para esta sexta-feira. Já foram descartadas 378 análises. Os Estados com mais casos suspeitos são: São Paulo (182), Rio Grande do Sul (104), Minas Gerais (80) e Rio de Janeiro (79).

Casos de coronavírus confirmados por Estado

  • São Paulo – 6
  • Rio de Janeiro – 1
  • Espírito Santo – 1
  • Bahia – 1

Casos de coronavírus no Brasil por data

  • 5 de março – 4º, 5º e 6º casos em SP – Adolescente de 13 anos do Colégio Bandeirantes e dois casos de transmissão local oriundos do primeiro paciente
  • 5 de março – Caso no Rio e no Espírito Santo – Mulher de 37 anos (ES), mulher de 27 anos (RJ)
  • 6 de março – Caso na Bahia – Mulher 34 anos (BA)

Silvio Caldas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *