Com quatro ambulâncias do Samu paradas há 80 dias em Eunápolis, vereador aciona Ministério Público


Um vereador de Eunápolis denunciou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) que quatro das cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional estão sem funcionar há mais de 80 dias. Além delas, uma motolância também estaria parada por apresentar defeito.

Na denúncia, Arthur Dapé (DEM) solicita a normalização dos serviços prestados pelo Samu em Eunápolis e região; a fiscalização da utilização dos recursos referentes ao componente Samu pela Secretaria Municipal de Saúde; a fiscalização da central de regulação quanto ao atendimento aos normativos que tratam da estrutura física, do quadro de profissionais e das funcionalidades necessárias ao processo regulatório; e a fiscalização referente à manutenção dos veículos de unidade móveis e garantia do atendimento constante e completo.

“Umas das ambulâncias é nova e foi doada este ano. Ela só está parada por causa de um farol. Procurei o Ministério Público também porque a Prefeitura de Eunápolis continua recebendo recursos dos governos estadual e federal como se todas as ambulâncias estivessem funcionando. Cadê esse dinheiro todo?”, questiona Dapé. Ele alerta os municípios de Eunápolis, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália são regulados pela Central de Regulação das Urgências (CRU) de Eunápolis, o que corresponde a mais de 250 mil habitantes.

O demista lembra que há diversos bairros e povoados afastados na região e muitos ficam bem próximos à BR-101, onde os acidentes são recorrentes. “Recebi denúncias que remoções entre cidades não estão sendo feitas e que tem sido negado também resgaste por falta de ambulância”, acrescentou o vereador.

Procurada, a Prefeitura de Eunápolis alega que “o Samu Regional está em pleno funcionamento e que o atendimento à população não foi interrompido, sequer prejudicado em virtude da ambulância que está em manutenção, estando o município com duas ambulâncias em funcionamento”. 

SennaHost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *